Não é difícil perceber que muita gente já se sentiu frustrada tentando mudar seus hábitos. Muita gente iludiu-se com a ideia de planejar (e até escrever) objetivos, mas nunca alcançá-los por largar tudo no meio do caminho. É exatamente assim que venho me sentindo ultimamente. Milhões de projetos que me fascinam e a vontade de querer abraçar tudo. E venho sistematicamente fracassando um a um. Mas isso vai mudar. Se vai. Vou começar do zero - mais uma vez - mas com dois ingredientes diferentes dessa vez. O primeiro é que vou escrever aqui toda a jornada de "rearranjar" meus hábitos. Agora tudo o que fizer e deixar de fazer será dolorosamente marcado aqui nesse blog. O segundo é que dessa vez vou aos poucos - mudanças graduais para a vida, e não drásticas para ontem.
Para se ter uma ideia de como maluca é a minha cabeça, abaixo estão alguns dos "objetivos" que venho tentando atingir - e acredite, parte de mim acha que é possível atingi-los.
Sim, é lindo, fantástico sonhar com todos esses objetivos. Pra mim todos eles são muito legais e eu seria a pessoa mais feliz do mundo conseguindo atingi-los, um a um. Mas não! Viver para esses sonhos na realidade tem sido um pesadelo. Outra parte de mim atesta o tempo todo (e com toda a razão): "cara, é impossível abraçar o mundo! você tem só uma vida". Rapidamente eu tento não escutar essa voz da racionalidade, e volto ao mundo encantado dos sonhos.
Mas não. Dessa vez vai ser diferente. É pouco não-usual dizer isso, mas a partir de agora vou concentrar esforços para eliminar alguns objetivos. O que realmente importa pra mim? O que me motiva? Será que não é mais feliz viver uma vida mais focada em poucos, mas bons objetivos?
E é com essa ideia que esse blog nasce. E ironicamente já risco o item 21 da minha lista: não quero ter um blog de sucesso. Não vou comprometer escrever todos os dias, buscar tráfego, nada. O Hábitos do Bem nasce para ser minha ferramenta pessoal para a mudança. Para trazer hábitos do bem, e não tentativas malfadadas de mudar.
Ah, e vou viajar nos próximos dias. Tudo bem. Vou tentar ser menos rígido comigo mesmo. E o primeiro hábito do bem: escrever aqui meu progresso. Será que consigo?
Que tenhamos uma excelente jornada!