Já faz um tempinho considerável desde que abri este blog e comecei a "mudar de hábitos". E já passou da hora de analisar como tem sido esses dias até agora.
Pontos positivos: Meus horários já estão mais fáceis de serem seguidos, apesar de caber aí uma melhora. Tenho seguido também a meta de exercitar todos os dias. Desde que comecei, quase 2 meses atrás, já li 10 livros, o que é uma meta razoavelmente boa, para quem não estava lendo quase nada... Lembrando que, para esse ano, meu objetivo são 30 livros (já estou nos 12 hehe)
Pontos ruins: ainda poderia ter sido mais produtivo. Uma das coisas que atrapalhou bastante (aliás, isso sempre atrapalha, eu apenas percebi com mais clareza agora...) foi a internet. Impressionante como alguns minutos na internet viram horas... uma coisa puxa a outra, e a solução? Não entrar.
Que conclusões aprendi: Bom, a primeira, e que hoje faz parte do meu experimento social/antropológico, é que usamos muito nosso celular à toa. E como a moda dos smartphones é relativamente recente - para a maioria das pessoas, ter um celular com internet tem menos de cinco anos - ainda não sabemos quais as consequências disso.
Sei que as probabilidades são poucas, mas, esse vício em ficar atento na telinha pode acabar bem mal, como por exemplo, desencadear depressão ou outros problemas psicossociais. Quem sabe? Afinal, nossa experiência com isso é de cinco anos... quem é que pode prever o que vai acontecer daqui a cinquenta?
A segunda conclusão é que a manhã realmente é o melhor momento para produzir. Estou ainda com bastante certeza sobre a teoria das duas horas da manhã (eu ainda vou fazer um post disso). Em suma, independentemente do que você faça, tire as duas primeiras horas da manhã para projetos realmente interessantes, relevantes e que exijam seu cérebro.
A terceira conclusão é que, caramba, hábitos são realmente um desafio homérico para serem mudados. Mas claro, o primeiro passo é entender bastante qual é o seu hábito.
A quarta conclusão (e muito importante), é que, o sono para mim é extremamente influenciador sobre as metas que colocamos. Não só o sono, mas qualquer situação que desequilibre você emocionalmente faz com que sua mente/corpo tente se desviar dos seus objetivos. E claro, situações emocionais são muitas, mas o sono é sempre uma constante (quem nunca passa sono durante o dia pelo menos umas duas ou três vezes na semana?). Você sabe que a religião islâmica é bastante rígida quanto aos horários em que as pessoas têm que rezar... pois é. E eles conseguem. Todos (ou pelo menos, quase todos). Faça isso com seus hábitos de sono, tenha uma rotina rígida. E sempre, sempre, vá para cama antes da meia noite.
Enfim, a semana ainda está no meio, mas esse wrap up estava faltando por aqui. É isso.