Produtividade (ou, "Uma vida melhor")

19/03/2014

Esse post foi escrito há mais de 2 anos

Acho que todo mundo aqui está bastante cansado de ouvir que devemos separar trabalho de nossa vida pessoal. E nada mais certo! É a famosa aplicação da teoria da coisa: uma coisa deve ser uma coisa, outra coisa deve ser outra coisa.

Tão ruim quanto o sedentarismo sem propósito, é ficar 24 horas ligado em problemas e assuntos profissionais. Eu já senti isso (e às vezes ainda sinto): ficar o tempo todo preocupado com problemas do trabalho desde a hora em que acordo até a hora que vou dormir - muitas vezes até dormindo.

E o que tem o título desse post a ver com isso?

Quando me formei em direito, lembro na minha colação de grau uma passagem de um professor homenageado em que ele dizia: "Quem fica até a madrugada no escritório trabalhando, ao contrário do eles mesmo falam, não são workaholics. São desorganizados". Realmente, quando vemos de fora, até há um pouco de glamour em ficar até tarde trabalhando. E quem tem essa rotina maluca fala com todo o orgulho do mundo: "fiquei até as 2h da manhã ontem no escritório".

O engraçado é que a gente não ouve: "ontem produzi demais e fui embora às 15h para ficar com a minha família". Parece que é vergonhoso, vil. Que história é essa de 15h ir pra casa e não fazer nada? Que vagabundagem é essa?

Por mais que tentemos negar, é mais ou menos assim que enxergamos o trabalho. No final das contas, para a sociedade (e também para seu cérebro que sempre é ligado ao pensamento social), o que importa é passar a imagem de trabalhador implacável. Ninguém quer muito saber sobre a sua produtividade. O que importa mesmo é trabalhar até as dez da noite! E sem reclamar heim?

Lembro que conversava bastante com alguns amigos advogados e alguns que trabalhavam em bancos de investimento. E eles sempre falavam a mesma coisa: como o dia sempre seria longo, os advogados/analistas chegavam lá pelas 10h da manhã. Depois, iam tomar um cafezinho, liam o jornal. No almoço estendiam o horário para conversar de problemas do trabalho ou reuniões...

Não é necessário muito para entender o porque de ficar até as 2 horas da manhã.

Comece cedo. Comece a produzir de manhã. Use esse tempo para tirar da sua frente os maiores problemas. Resolva eles com uma boa cadência - devagar ou rápido não importa, o que importa é uma constância. Crie esse hábito. E tenha certeza que cada dia você vai produzir um pouquinho a mais, e no final das contas você poderá ir embora cada vez mais cedo.

Pratique isso, porque a sua vida não é só seu trabalho. É sua família. É fazer o que você gosta, ou não fazer nada de vez em quando. Por mais que você seja feliz com seu trabalho, tente trazer o foco da sua felicidade para as pessoas que você ama, ao invés do lugar que te dá dinheiro. E isso não vai te fazer um profissional pior, aliás, pelo contrário. Mas com certeza vai fazer você uma pessoa mais feliz.