The book is on the table

30/04/2014

Esse post foi escrito há mais de 2 anos

Se você começou o hábito de utilizar as duas primeiras "preciosas" horas da manhã (assim como eu escrevi aqui), resta agora saber como utilizá-las. O que fazer com as duas horas mais criativas do seu dia?

Não estou negando que todo mundo tem seus projetos importantes de vida. E muitos deles se encaixariam nessas duas horas. Entretanto, darei uma sugestão: se você ainda não é fluente em inglês, dedique uma boa parte do seu tempo para sê-lo.

Nos tempos em que a informação está cada vez mais na internet, cujo conteúdo esmagador é em inglês, a relação é obvia: quanto melhor você conhece esse idioma, mais acesso a conteúdo você terá. Se você quer saber como funciona uma bolsa de valores, por exemplo, imagine quanto conteúdo você achará em inglês e quanto conteúdo em português. Pense também em qual conteúdo terá mais qualidade...

Veja meu exemplo: se quero aprender sobre um filósofo um pouco "desconhecido", vou no youtube e coloco o nome dele (sempre tem umas aulinhas interessantes) e encontro mais de 90% (tudo bem, não acredite na estatística) do conteúdo em inglês, ao passo às vezes, não tem nada em português interessante.

Tenho uma colega, outro exemplo, brasileira, que escreve um blog em inglês para uma maior difusão de suas palavras.

Sem falar das melhores universidades do mundo que disponibilizam aulas grátis de todos os temas possíveis do conhecimento... em inglês. Ou da Academia Khan (khanacademy.org)

Como começar? Bom, além de dedicar uma hora do seu dia para aulas de inglês (tem várias opções online se você não quer ir para uma escola de inglês), uma dica interessante é fazer suas buscas sempre em inglês. Ora, a gente pesquisa inúmeras vezes no google certo? Então da próxima vez que você for querer saber como trocar um pneu, ou quais os países aliados na segunda guerra mundial, faça essa pesquisa em inglês. No começo pode ser difícil, compreendo. Mas esse hábito é ótimo para você aprender algumas expressões. No meu exemplo, será que o correto é replace tyres ou change tyres? E segunda guerra mundial é second world war ou seria World War II? Você descobre em menos de um minuto. É genial como o google te ensina (e de maneira interativa, correto?) como se escreve alguns termos e expressões.

Segundo, troque seu sistema operacional (ou todos os programas que puder) para versões em inglês. Inconscientemente você saberá que file é arquivo, e edit é editar. E acredite, um dia você irá usar essas palavras que, sem esforço, foram internalizadas.

E por último, como já disse, dedique 1 hora pelo menos para um curso em inglês. Fuce, não canse de fuçar. O youtube está cheio de coisas em inglês.

A dica é essa. Se você não sabe exatamente qual é o próximo projeto da sua vida, que seja aprender inglês. Você será extremamente mais autônomo, autodidata e livre (por que não?) se puder navegar, assistir vídeos e falar em inglês.